domingo, 12 de junho de 2011

Chucho Martinez

english mobile

Chucho Martinez (Jesús Bojalil Gil) nasceu em 19/12/1917 em Puebla, Puebla, México, e faleceu em 22/5/1988. Era filho de Felipe Bojalil e Carmen Gil de Bojalil. Morou, em sua infância, nas cidades de Misantla e Jalapa, Veracruz, vivendo mais tarde, na América Central, em Cuba e Porto Rico. Também residiu no Canadá e nos EUA.

Iniciou sua carreira artística numa turnê pelo México com o grande maestro Gonzalo Curiel en 1934. A turnê começou em Tampico.

Sua primeira composição foi a valsa Ensoñación. Destacou-se reconhecidamente como compositor e intérprete. Com uma personalidade forte, brilhante moço, muito amistoso e alegre, possuía o dom de ter muitos amigos.

Gostava muito de viajar. Como esporte praticava a natação. Distraia-se nos bailes, num bom filme, e quando tinha oportunidade jogava dominó. Escutava todo o titpo de música, desde popular, clássica ou estrangeira.

Sua composição que obteve maior sucesso foi "Dos arbolitos", porque foi gravada em diversos países por intérpretes estrangeiros famosos. Algumas canções compôs em parceira com Pablo e Carlos Martínez Gil.

Recebeu a medalha Agustín Lara pela "Sociedad de Autores y Compositores de Música (SACM)". O diploma "Honor al Mérito" do Lyons Club de Monterrey, em maio de 1975; diploma "Impactos Musicales Cuervo", por seu trabalho em favor da música mexicana. Placa de Prata de PHAM, pelo seu sucesso que ultrapassou as fronteiras do México.

Foi nomeado filho adotivo de Misantla, em maio de 1975. Diploma de honra ao mérito pela "Sociedad de Autores y Compositores de Música (SACM)", por seus anos de carreira artística, em março de 1984. Também foi homenageado na Venezuela, como um grande compositor..

Possuidor de uma grande voz e ter domínio sobre a própria, era admirado e amado. Quando estudava o canto, em sua juventude, seu professor e maestro o reprovou e lhe aconselhou a abandonar a música.

Sua maior satisfação foi sempre o reconhecimento, o aplauso e o carinho do seu público, tanto para suas composições, como para suas intepretações. Sua vida, se jeito de ser, o define e o considera como um dos homens mais maravilhosos do mundo.

Fonte: Traduzido e adaptado do espanhol - Site: http://www.marielilasagabaster.net/autores.php?id=138.

María Luisa Escobar

english mobile

María Luisa Escobar
María Luisa Escobar, pianista e compositora, nasceu em Caracas, Venezuela, em 5/12/1903, e faleceu na mesma cidade, em 14/5/1985. Criança ainda, iniciou seus estudos de piano e composição no Colégio Lourdes da capital venezuelana, continuando, em seguida, no Instituto Welgelegen Habay da ilha Curaçao. Aos 14 anos de idade, viajou para Paris, onde aperfeiçoou seus estudos de piano, canto e composição sob a direção musical do professor Roger Ducasse.

O ateneu de Caracas foi fundado em 1931 por sua iniciativa, criando também a Associação Venezuelana de Autores e Compositores, bem como lutou incansavelmente, pelos direitos autorais dos artistas de seu país. O ateneu congregava pintores, escultores, novelistas, poetas, historiadores, músicos, o mundo do teatro e do balé, impulsionando a cultura internacionalmente.

María Luisa González Gragirena, que adotou o sobrenome Escobar depois de seu segundo casamento com o violinista José Antonio Escobar Saluzzo, reunia em sua casa um grupo de mulheres com a intenção de formar uma junta que haveria de fundar, mais tarde, um centro dedicado a Cultura, a Arte e a Ciência. O nome de Ateneu de Caracas foi proposto por Eva Mondolfi.

Sobre a SACVEN, a Sociedade Venezuelana de Autores e Compositores, os primeiros direitos autorais eram pagos pela própria María Luisa, que lutou muito pelo reconhecimento dos direitos dos artistas, músicos, compositores e escritores na Venezuela.

Escreveu numerosas canções, baladas, operetas e dramas musicais. Seu famoso bolero Desesperanza (referente a seu filho que morreu num acidente) e cujas conhecidas palavras letras são: "Nunca me iré de tu vida, Ni tú de mi corazón...", foi gravada pelo tenor venezuelano Alfredo Sadel e em 1950 foi selecionada como "canção do ano".

Fontes: Pinceladamusical.blogspot.com; María Luisa Escobar, compositora y mujer de vanguardia - Por: Carmen Cristina Wolf - in criticaliterariahispanoamericana.blogspot.com.

Genival Lacerda

english mobile

Genival Lacerda, cantor e compositor do gênero forró, nasceu em Campina Grande, PB, em 5 de abril de 1931. Seus principais sucessos foram Severina Xique Xique, De quem é esse jegue? e Radinho de pilha.

Sua carreira começou na Região Nordeste e ao longo dela gravou 70 discos. Morando em Campina Grande, Paraíba, ainda cumpre sua agenda de shows e recentemente fez uma participação no filme Foliar Brasil, sem data para estrear nos cinemas.

Na década de 50 foi morar em Pernambuco e em 1955 decide gravar seu primeiro disco de 78 rotações, obtendo sucesso com a faixa Coco de 56. Em 1964, incentivado por Jackson do Pandeiro, seu concunhado, foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou em casas de forró e chegou a gravar um LP. 

Contudo, o sucesso só chegou mesmo em 1975, com a música Severina Xique-Xique, cujo verso "ele tá de olho é na butique dela" se tornou o mais popular do compositor. Graças a essa composição de sua autoria e João Gonçalves ele vendeu cerca de 800 mil cópias. 

Em 1976, lança o disco Vamos Mariquinha, que contém as faixas É aí que você se engana, Forró da gente, Sanfoneiro alagoano, Eu preciso namorar e A mulher da cocada.

Em abril de 2010, a cantora Ivete Sangalo (que se preparava para um show no Madison Square Garden, de Nova York, no fim do mesmo ano), gravou em dueto com o cantor campinense a música O Chevette da menina. A música, cuja personagem central se chama Ivete, narra, num tom jocoso e de duplo sentido, a história de uma moça que supostamente empresta seu Chevette a um conhecido e o recebe todo machucado. O refrão diz:

"Coitadinha da Ivete
Facilitou, estragaram seu Chevette
Mas coitadinha da Ivete
Em menos de uma semana estragaram seu Chevette..."

Ainda no decorrer de 2010, outro que também prestou homenagem ao cantor paraibano (desta vez de forma lúdica) foi o apresentador Rodrigo Faro, no seu programa Melhor do Brasil, na Record.

Fonte;: Wikipedia - A Enciclopédia Livre.